Qual a diferença entre Hidrossemeadura Convencional e Hidrossemeadura com Biomanta Antierosiva?
A HIDROSSEMEADURA CONVENCIONAL é uma técnica hidromecânica em que as sementes e os insumos são aplicados por via aquosa, utilizando um caminhão tanque hidrossemeador.
O caminhão possui um misturador de forma a agrupar os materiais antes da aplicação na área a ser hidrossemeada. As quantidades e especificidades são determinadas pelas necessidades de correção do solo e de nutrição da vegetação a ser semeada.
A HIDROSSEMEADURA COM BIOMANTA ANTIEROSIVA consiste na aplicação da hidrossemeadura convencional, porém com a aplicação da biomanta antierosiva, que conferem proteção imediata contra o efeito dos agentes erosivos, processos de deslocamento e mobilização de partículas como: áreas recém terraplanadas, taludes de corte e aterro, dunas não estabilizadas, margens de rios e canais, áreas com cobrimento deficiente da vegetação, proteção de dispositivos de drenagem, áreas de disposição de resíduos industriais, aterros sanitários e quaisquer superfícies de solo desprotegidas contra a ação dos processos erosivos.
As biomantas são aplicadas diretamente sobre a superfície que se deseja proteger com finalidades estéticas, ambientais e para estabilização de solos. A composição, degradabilidade, gramatura e resistência das biomantas, é variável e deve adequar-se às necessidades dos projetos de recuperação e proteção ambiental específicos, já que esses se destinam a diferentes necessidades e situações.
Vantagens da utilização das biomantas:
- Melhoria da eficiência na germinação
- Menor probabilidade de ressemeio
- Incorporam e mantêm nutrientes no solo
- Protege imediatamente o solo
- Protege contra o efeito “splash”
- Diminui erosões e deslizamentos
- Melhora rapidamente o aspecto visual do local aplicado
- Impedem a erosão eólica
- Impedem a erosão pluvial
- Permite plantio em período de estiagem